Atitude irritou jogadores, que veem a medida como violação da Primeira Emenda americana

Atitude irritou jogadores, que veem a medida como violação da Primeira Emenda americana

Não é nenhuma novidade que as atividades online de qualquer pessoa podem causar problemas dos maiores, inclusive na vida "offline". Mas, às vezes, parece que algumas empresas levam isso longe demais e exageram no tipo de punição que adotam. É o caso da Electronic Arts, que tem como política banir de seus fóruns todos os participantes que falam palavras obscenas e mantêm um comportamento direcionado unicamente em irritar outros membros.

Até aí tudo bem, o problema é que se a conta utilizada no fórum for a mesma associada ao Steam ou ao Origin - o sistema de vendas de jogos por distribuição digital da própria Electronic Arts -, o jogador pode perder acesso aos seus jogos, não só aos modos online, como ao modo singleplayer offline. Quando casos assim começaram a ocorrer junto com o lançamento do Origin, no início do ano, a EA afirmou que eles não passavam de erros do seu sistema, mas quase um ano depois, diversos jogadores relatam que a mesma situação volta a se repetir frequentemente: quem é banido dos fóruns, tem o acesso impedido aos jogos comprados online.

Pelas especulações dos usuários, a situação pode acontecer por dois motivos: ou a EA não tem um sistema que divide as contas corretamente entre o fórum e o acesso aos jogos, e se banir uma conta ela acaba por banir todos os direitos relativos a ela; ou a empresa mantém essa política ditatorial e a mascara como um problema técnico. E pela mensagem recebida por um jogador banido do fórum da empresa, a segunda alternativa parece mais válida.

"Por favor, note que a sua conta foi permanentemente encerrada de todo serviço da Electronic Arts por violar os termos de serviços. A conta não será mais acessível de nenhuma forma, e todos os bens, itens e personagens associadas à ela atualmente são ou serão em breve excluídos", diz a mensagem.

Um dos jogadores que sofreu com o problema, Aaron, afirmou que não consegue mais jogar "Battlefield 3" e "Bad Company 2", apesar do último ter sido adquirido da Steam. Segundo ele, a informação que veio da própria Electronic Arts é que a punição é permanente.

Vários jogadores, inclusive membros do fórum da empresa, se revoltaram com a atitude e disseram que ela viola a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que garante os direitos de liberdade de expressão. Assim, somente expulsar dos fóruns seria válido, e não reter os bens legalmente adquiridos por ele. Um grupo de jogadores estuda a possibilidade de um processo coletivo para tentar contornar o problema.

A empresa se recusou a comentar os questionamentos relativos aos banimentos, e limitou-se a dizer que as regras de uso do fórum preveem o banimento temporário ou até a exclusão e bloqueio da conta pela não observância de sua política de comportamento.

Plataforma: _PC_