sexta-feira, 30 de março de 2012

Por mais que muitos fãs de "Star Wars" ao longo destes quase 35 anos da saga de filmes tenham tentado aprender os "caminhos da Força" e se tornar um cavaleiro Jedi, até onde se sabe, ninguém conseguiu mover objetos sem tocá-los ou construir um sabre-de-luz capaz de cortar metais. Este sonho, no entanto, ganhou uma ajudinha para se tornar realidade com o game "Kinect Star Wars".

Exclusivo para Xbox 360, o jogo tem lançamento mundial na terça-feira (3) e custará R$ 100 no Brasil. O G1 convidou um "Jedi" brasileiro, Marlon Ferreira, fã da saga e membro do fã-clube 501st Brasil, para testar o game -e ele foi a caráter. Dispensando o joystick, o título utiliza o sensor de movimentos Kinect para fazer o jogador encarnar um Jedi, movendo objetos e empurrando inimigos com a Força e enfrentando os Sith com seus sabres-de-luz (as armas de um mundo mais civilizado) por meio de gestos, dispensando o joystick.

Jogadores poderão enfrentar Darth Vader em um duelo de sabres-de-luz no game 'Kinect Star Wars' (Foto: Divulgação)Jogadores poderão enfrentar Darth Vader em um duelo de sabres-de-luz no game 'Kinect Star Wars' (Foto: Divulgação)

"É muito bom, você se sente como um personagem dos filmes", afirma Marlon, que foi a caráter ao teste. Ele também encarnou um dos soldados do filme, os famosos Stormtroopers.  "O mais legal é [no jogo] você poder usar a Força e levitar pedras e empurrar inimigos para longe. O maior sonho de um fã é poder usar a Força, mover objetos, controlar emoções das pessoas, usar golpes para afastar inimigos".

O mais legal é poder usar a Força, mover objetos, controlar emoções das pessoas, usar golpes para afastar inimigos"

Marlon Ferreira, fã de 'Star Wars'

Em "Kinect Star Wars", o jogador passa por missões baseadas nos seis filmes da série, encarnando um aprendiz de cavaleiro Jedi - que, na saga, acreditam que todas as coisas vivas do universo estão interligadas, permitindo usar esta energia para o bem - e passando por testes. No começo, o gamer passa por uma sessão de treinamento, aprendendo a controlar o sabre-de-luz para atacar, se defender e refletir tiros laser. Com o Mestre Yoda, a aula é de movimentação: como se locomover rapidamente, como pular, se agachar e pular. Além disso, o pequeno mestre mostra como usar a Força para controlar objetos. "Eu consegui sentir como usar os poderes da Força e você se sente dentro dos filmes, ainda mais com o Yoda ensinando os passos", explica Ferreira.

Marlon Ferreira encarna um Jedi de verdade no mundo real (Foto: Gustavo Petró/G1)Marlon Ferreira encarna um Jedi de verdade no
mundo real (Foto: Gustavo Petró/G1)

Sabre-de-luz não agrada tanto
Para usar o sabre, basta realizar movimentos com os braços como se estivesse cortando os adversários. O controle da Força exige esticar o braço para "pegar" um objeto e, depois, fazer de conta que o empurra. Todos estes movimentos são inspirados nos filmes. E, em qualquer momento, outro jogador pode entrar e ajudar o companheiro. Ferreira, no entanto, não gostou muito de controlar o sabre. "O tempo de resposta entre o movimento que é feito e o que acontece na tela não é muito bom", explica. "Ou faz rápido demais ou lento demais e ele não aceita. Mas, no geral, é legal, mas a resposta do tempo de ação deveria ser melhor".

Em teste realizado pelo G1 durante a feira E3 2011, os mesmos problemas de lentidão na resposta dos movimentos foram encontrados, mostrando que "Kinect Star Wars" evoluiu pouco neste quesito, embora tenha sido notado alguma melhoria no produto final.

Marlon também é um soldado stormtrooper no fã-clube 501ºst Brasil (Foto: Gustavo Petró/G1)Marlon também é um soldado stormtrooper no
fã-clube 501ºst Brasil (Foto: Gustavo Petró/G1)

A história do jogo começa quando, no meio do treinamento com Mestre Yoda, acontece um ataque contra os Wookies, no planeta Kashyyk, e o jogador deve conduzir Yoda em uma moto voadora (tal qual no filme "O Retorno de Jedi"). Como mestre nas costas, o jogador precisa fugir nesta motoca, inclinando o corpo para os lados a fim de desviar de obstáculos e bombas. Para atacar inimigos em outras motos, basta colocá-los dentro da mira.

Ao chegar no destino, é hora de colocar em prática os ensinamentos e atacar os inimigos. A combinação de golpes com o sabre-de-luz e com a Força é necessária para eliminar robôs. Rebater os lasers ao fazer um grande movimento em oito com os braços também funciona. A parte mais complicada é para desviar os mísseis: o objetivo é saber o tempo certo de usar a Força para pará-los e mudar sua direção.

"Kinect Star Wars" promete levar o jogador em missões que acontecem em eventos relatados na "nova trilogia", mas também apresenta missões que acontecem na "antiga trilogia", lançada entre o final da década de 1970 e início da 1980. Além de entrar em combates Jedi, há missões em que o objetivo é controlar um caça X-Wing (aquele usado por Luke Skywalker para destruir a Estrela da Morte).

Com movimentos do corpo, jogador controla sabre-de-luz e a Força (Foto: Divulgação)Com movimentos do corpo, jogador controla sabre-de-luz e a Força (Foto: Divulgação)

Modos extras
Quando o jogador cansar de ser um Jedi, ele pode ser um piloto de podracing, corridas com carros flutuantes que apareceram no filme "A Ameaça Fantasma". O jogador coloca os dois braços para frente para fazer o podracer andar e, para fazer as curvas, é necessário puxar o braço do lado que se deseja ir.

O modo Rancor Rampage coloca o jogador na pele do monstro que destroi tudo o que vê pela frente (Foto: Divulgação)O modo Rancor Rampage coloca o jogador na
pele do monstro que destroi tudo o que vê pela
frente (Foto: Divulgação)

Os controles são simples e há circuitos que mostram diversas cidades da saga como Coruscant, que aparece na nova trilogia, e Bespin, a "cidade nas nuvens" de o "O Império Contra-ataca".

Curiosamente, o modo de dança, em que Han Solo e a princesa Léia participam, também é divertido. Com músicas conhecidas, como "Stronger" de Britney Spears, mas modificada com informações do mundo de "Star Wars", o minigame lembra outros títulos como "Just Dance" e "Dance Central". Os passos, contudo, nada lembram os elementos da saga.

Marlon Ferreira, de Jedi, faz movimentos com os braços para controlar o veículo em uma corrida de podracers (Foto: Alexandre Nascimento/G1)Marlon Ferreira, de Jedi, faz movimentos com os
braços para controlar o veículo em uma corrida de
podracers (Foto: Alexandre Nascimento/G1)

Há ainda o modo "Rancor Rampage", em que o gamer se torna o monstro rancor e deve balançar os braços para destruir tudo o que vê pela frente.

Esta é a proposta do game, agradar a todo o tipo de fã da saga, desde o que gosta das batalhas entre Jedis, até quem gosta das corridas. E, além disso, tentar criar novos fãs com os modos de jogo mais simples como o de dança e o Rancor Rampage.

Como o único fã brasileiro de Star Wars que conseguiu jogar "Kinect Star Wars" antes do lançamento oficial, Ferreira manda um recado para os seus colegas do 501st Brasil. "Esse jogo vai pirar o pessoal, é muito bom. Vai ser um dos melhores jogos de 'Star Wars' já lançados. A interatividade e poder entrar na pele dos personagens, é muito legal".

Modo de dança de 'Kinect Star Wars' coloca a princesa Léia no palco (Foto: Divulgação)Modo de dança de 'Kinect Star Wars' coloca a princesa Léia no palco (Foto: Divulgação)

G1

Ubisoft divulgou capa de 'Assassin's Creed III' (Foto: Divulgação)

A produtora Ubisoft investiu R$ 500 mil para lançar o game “Assassin’s Creed III” dublado em português, anunciou a companhia nesta sexta-feira (30). O último título da série, "Assassin's Creed Revelations", já tem legendas no idioma.
Para Bertrand Chaverot, diretor geral da filial brasileira, lançar o jogo na língua portuguesa é uma forma de retribuir os milhares de fãs da série no Brasil, que acompanham a saga desde 2008, quando foi lançado o primeiro título no país.
“É um momento muito importante para a Ubisoft no Brasil e que reflete o movimento do mercado nacional de games, que está em franca expansão”, disse Chaverot, em comunicado enviado à imprensa. “Em três anos, vendemos 400 mil cópias dos títulos da franquia ‘Assassin’s Creed’, sendo que 290 mil apenas nos últimos 12 meses”, completou.

Segundo Chaverot, o livro “Assassin’s Creed Renascença”, primeiro da saga, vendeu 72 mil exemplares e ficou por seis meses nas listas dos livros de ficção mais vendidos no Brasil. “E o segundo episódio, ‘Assassin’s Creed Irmandade’, que acaba de ser lançado, promete ser um sucesso ainda maior”, acrescentou.

Até ser lançado, "Assassin's Creed III" terá completado um ciclo de desenvolvimento de mais de três anos. O game chega ao PlayStation 3, Xbox 360 e PC em 30 de outubro. O jogo terá como cenário a guerra da independência dos Estados Unidos, que aconteceu entre 1775 e 1783, quando o país se tornou independente do reino britânico.

Assassin's Creed III terá como cenário a guerra da independência dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)'Assassin's Creed III' terá como cenário a guerra da independência dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

'Alex Kidd in Miracle World' é um dos clássicos do Master System que podem chegar ao Xbox 360 (Foto: Divulgação)

O antigo herói da produtora Sega, Alex Kidd, que teve games no Master System e no Mega Drive no final da década de 1980 e no início de 1990, pode retornar aos videogames com jogos para o Xbox 360. De acordo com o órgão de classificação etária de jogos elerônicos europeu PEGI, games clássicos como "Alex Kidd in Miracle World" serão relançados no videogame da Microsoft.

Ao lado deles, o órgão avaliou títulos como "Super Hang-On", "Golden Axe", "Golden Axe 3", "Streets of Rage", "Streets of Rage 3", "Woder Boy in Monster Land", "Wonder Boy in Monster World" e "Monster World IV" para definir sua classificação indicativa no continente, sendo listados no site da organização.

Títulos de Master System e de Mega Drive podem ser comprados na loja virtual do console Wii, da Nintendo.

Embora a Sega não tenha anunciado o lançamento dos títulos, que, como acontece no Wii, eles devem ser vendidos em formato digital por meio da Xbox Live.

A Sony retirou da loja virtual PlayStation Store os games "Everbody’s Tennis" e "MotorStorm: Arctic Edge" que estariam sendo usados por hackers para explorar uma falha no código destes títulos que permitiriam rodar jogos de outras plataformas e aplicativos "homebrew" no portátil PS Vita.

Estes dois jogos são do PSP, mas que estão disponíveis para download para o PS Vita - o portátil não tem entrada para os discos UMD do antigo portátil.

Com estes dois jogos, hackers da comunidade Wololo conseguiram rodar a versão de PC do game "Doom". Um vídeo chegou a ser publicado na internet. (Clique aqui para assistir). Os hackers afirmam que a técnica permite apenas rodar jogos "homebrew", que são aplicativos caseiros, não-oficiais, criados por usuários. Segundo eles, jogos piratas do PS Vita ou do PSP não funcionam.

A Sony retirou os dois títulos da loja, impedindo que qualquer outro jogador possa adquiri-los. A empresa não comentou a medida.

Os hacker afirmam que a retirada dos jogos da loja não é garantia de segurança, já que o método de destravamento do Vita já está na internet e outros programadores podem encontrar outras brechas.

Preço dos jogos do Vita nas lojas é de R$ 200. Na PS Store, no formato digital, será de R$ 170 (Foto: Gustavo Petró/G1)Método usado por hackers pode fazer com que o Vita rode games piratas no futuro (Foto: Gustavo Petró/G1)

Sony e hackers
Um dos motivos pelos quais a Sony foi rápida em retirar os dois jogos da PS Store é que eles podem ser a porta de entrada de um novo ataque contra a empresa, como aconteceu em abril de 2011.

A Sony afirma que a rede de games on-line sofreu uma "intrusão externa" entre os dias 16 e 17 de abril, e os servidores foram desligados no dia 20. A empresa disse na ocasião que dados de jogadores, como nomes, endereços e informações de cartões de crédito, podem ter sido roubados, com mais de 100 mil contas comprometidas.

A rede voltou ao ar no dia 15 de maio de 2011.

Caixa Diablo III (Foto: Divulgação)

"Diablo III" será lançado no dia 15 de maio para PC e Mac, mas a Blizzard pode ainda lançá-lo para os consoles Xbox 360 e PlayStation 3. Segundo o site "Computer and Videogames", um executivo da empresa disse que nos videogames, o game precisa ter a mesma qualidade do que nos PCs.

"'Diablo III' para videogames precisa de certos ajustes, mas é, sem dúvidas, um jogo que pode migrar para os consoles e ser divertido, de alta qualidade e com uma ótima experiência", afirmou Paul Sams, chefe de operações (COO) da Blizzard. Ele não revelou se "Diablo III" realmente terá uma versão para consoles e quando ela seria lançada.

O executivo disse que a Blizzard não tem pressão alguma para lançar seus títulos nos videogames e se preocupa com a qualidade dos seus jogos.

"Diablo III", continuação da série de RPG de ação, será lançada em todo o mundo no dia 15 de maio. O jogo tem diálogos e textos traduzidos para o português, é exclusivo para PC e será vendido por R$ 100 tanto em versão digital quanto em DVD.

O game será lançado neste dia nas lojas dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Hong Kong e Macau. Jogadores dessas regiões e também do Brasil, México, Chile e Argentina poderão adquirir "Diablo III" on-line no site Battle.net.

Simulador  de F1 vai premiar o participante com a melhor volta executada. Foto: Diego Marcel /Terra

Simulador de F1 vai premiar o participante com a melhor volta executada
Foto: Diego Marcel /Terra

Um simulador de Fórmula 1, destaque do estande da Saraiva na feira Game World, vai premiar, no sábado (30) e domingo (31), a melhor volta executada por participante. O controle, que imita a posição e vibrações do carro, usa o game F1 2011.

Nos dois dias, o jogador terá três voltas para tentar ficar em primeiro lugar. Os freios, contudo, estarão no modo automático, facilitando a vida dos gamers.

Os prêmios que a empresa vai distribuir ainda não foram divulgados.

A Ubisoft já tem uma equipe trabalhando em jogos para a próxima geração de games. Segundo Bertrand Chaverot, diretor para o Brasil e América do Sul da empresa, assim que Playstation 4 e Xbox 720 chegarem às prateleiras das lojas, já terão títulos da empresa.

"É uma característica da Ubisoft. Assim que o Vita chegou ao mercado, tínhamos títulos. O Wii U vai chegar com jogos da Ubisoft. Assim que esses novos consoles chegarem, teremos jogos para eles", disse ao Terra Chaverot, durante a Game World, que acontece em São Paulo.

Segundo o executivo, games de peso demoram cerca de três anos em desenvolvimento, com equipes de cerca do 400 pessoas. "Já temos pessoas dedicadas a esses novos videogames", afirmou.

A Ubisoft é responsável por games como Assassin's Creed, Just Dance, Shoot Many Robots e Ghost Recon Future Soldier.

Yoshitaka Amano falou sobre seu trabalho na Game World. Foto: Diego Marcel/Terra

Yoshitaka Amano falou sobre seu trabalho na Game World

DIEGO MARCEL
Direto de São Paulo

Há mais duas décadas trabalhando na criação da arte da série de games Final Fantasy, Yoshitaka Amano, artista que desenvolveu os personagens da franquia, disse que hoje consegue ver sua arte reproduzida fielmente nos títulos, em entrevista durante a Game World, que acontece no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, nesta sexta-feira (30).

"Antes, era muito diferente o que desenhava e o que chegava no game. Então, os jogadores precisavam imaginar o mundo de Amano em sua cabeça. Mas, com o avanço, parece que a obra foi transportada para os jogos. Com a tecnologia, conseguimos ver a obra com uma fidelidade muito grande", disse o Japonês.

O artista afirma que a forma de trabalho também mudou com o tempo, hoje ele dificilmente precisa criar algo novo para série, só trabalha com evoluções. "No começo, fazíamos os desenhos em dots. Hoje, trabalhamos em 3D. No começo, quando recebia a demanda de um personagem, vinha em palavras 'quatro pernas, chifre no nariz, parece um rinoceronte, mas não é' era algo verbal e tinha que imaginar. Hoje, o trabalho é bem menor, pois os personagens só foram evoluindo", contou.

Amano disse não se inspirar em pessoas de seus círculos para a criação conscientemente, mas que, volta e meia, desenha uma obra que se parece com alguém, em um processo que ele classificou como inconsciente.

O japonês não gosta de se representar em seus desenhos. "Até porque desenhos muitos monstros, não quero ser como eles", brincou.

Durante a Game World, que será realizada entre os dias 30 e 1 de abril, um estande vai mostrar as obras desenvolvidas pelo artista japonês.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Console debutou nas lojas europeia no dia 23 de Março de 2007

Sony européia preparou um bolo para a comemoração

Lançado em 2007, o console PlayStation 3 celebra, nesta sexta-feira, 23 de Março, o seu quinto aniversário na Europa.

Na época de seu lançamento, o aparelho trouxe uma série de inovações ao mercado de videogames como, por exemplo, incluir um drive de Blu-Ray, conectividade com o portátil PSP via Remote Play e uma plataforma online unificada, a PlayStation Network.

Como o próprio nome já diz, o PS3 foi a terceira aposta da Sony Computer Entertainment o mercado de videogames, sendo o sucessor do longínquo PlayStation 2 e o pioneiro PlayStation. O PlayStation 3 faz parte da sétima geração de consoles e conta inúmeros jogos exclusivos como as séries “Uncharted”, “LittleBigPlanet” e “Killzone”.

No Brasil, o aparelho chegou oficialmente às lojas em agosto de 2010. Já a PlayStation Network brasileira estreou em julho de 2011.

Plataforma: _PS3_

domingo, 25 de março de 2012

'Max Payne 3' (Foto: Divulgação)

No game "Max Payne 3", os jogadores poderão criar gangues (crews, ou clãs em outros games) com amigos pela internet e participar de disputas pela on-line com outros grupos. De acordo com Dan Houser, cofundador da Rockstar, desenvolvedora dos games, estas turmas poderão ser usadas no aguardado "Grand Theft Auto V", que ainda não tem previsão de lançamento.

Segundo Houser, as equipes criadas por meio da rede social Rockstar Games Social Club serão mantidas entre os dois jogos. Ter gangues em partidas on-line permitiu à desenvolvedora criar dois novos sistemas de partida, com a inclusão de "vingança" e "rixa".

A vingança acontece quando um adversário mata o jogador duas vezes em uma mesma partida. Ele fica marcado no mapa e, ao ser morto, limpa a reputação do gamer e dá mais experiência. Já a "rixa" aparece aleatoriamente e obriga um grupo a eliminar 10 vezes os membros da equipe adversária.

Enquanto "GTA V" não tem data de lançamento, "Max Payne 3", que terá história que se passa na cidade de São Paulo, chega para o PlayStation 3, Xbox 360 e PC no dia 15 de maio.

Dan e Dhalsim aparecem na lista de lutadores falidos. Foto: Divulgação

Dan e Dhalsim aparecem na lista de lutadores "falidos"

A Capcom publicou uma pesquisa da ScrewAttack sobre os 10 lutadores deStreet Fighter que tiveram "pior" desempenho ao longo da série.

Na lista, famosos como Dan e Dhalsim aparecem ao lado de personagens com menos chancela, como El Fuerte, Hakan e Oro.

Confira a lista

El Fuerte
Se alguns dos personagens usam armas e dedicam sua vida às artes marciais, El Fuerte é um cozinheiro que se dedica às receitas, e gira o mundo atrás de novos pratos. Ele fez sua primeira aparição em Street Fighter IV.

Rose
A vidente Rose tem papel importante na história em quadrinhos Street Fighter, mas participa de poucos jogos. Ela usa um lenço para atacar e se defender.

Hakan
Baseado nos lutadores turcos que disputam uma modalidade onde o corpo é coberto por óleo, Hakan apareceu em Super Street Fighter IV. Os criadores fizeram o personagem baseados em vídeos do Youtube.

Elena
A única personagem da série que não usa socos, só chutes, Elena apareceu em Street Fighter III: Ryu Final, mas também não vingou.

Geki
O ninja, que usava uma garra semalhante com a de Vega, apareceu no primeiro game da franquia e depois desapareceu. Geki é, na história, uma espécie de ninja, não um só personagem.

Dudley
O boxeador cheio de manias Dudley apareceu em Street Fighter III, usando flores para intercalar com seus socos nos ataques. Além de tudo, ele tem um garçom voador.

Q
Apareceu em vários jogos da série, mas no plano de fundo, observando as lutas. Em Street Fighter III: 3rd Strike ele saiu como lutador. Com pouca mobilidade, ele não repetiu aparições em muitos títulos.

Dan
Apesar de muito confiante em seus poderes, Dan é um dos lutadores mais caricatos da série. Acima do peso e chorão, ele não é favorito de muitos jogadores.

Dhalsim
Apesar de aparecer em várias versões do game, Dhalsim é um dos lutares da linha principal que mais ficou de fora de títulos da série.

Oro
Apareceu no Street Fighter III. Ele luta usando apenas um braço, só em alguns golpes ele necessita dos dois. Com a pele dourada, ele tem movimentos que lembram Akuma, mas não aparece em muitos títulos.


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Slant Six: novo 'Resident Evil' ficou como a Capcom queria
23 de março de 2012 13h44

  1. Notícia

'Resident Evil: Operation Raccoon City' coloca jogador como anti-herói. Foto: Divulgação

'Resident Evil: Operation Raccoon City' coloca jogador como anti-herói

A desenvolvedora Slant Six ficou satisfeita com o trabalho que fez em Resident Evil: Operation Raccoon City. Segundo Mike Kerr, produtor do estúdio, eles entregaram o que a Capcom, dona da marca, solicitou. "Fizemos o que eles queriam, levamos a franquia para uma direção diferente", disse o executivo aoEurogamer.

No game, o jogador toma a posição de um agente da Umbrela que tem que eliminar provas do envolvimento da empresa com a criação das criaturas do jogo. "Nós estamos recebendo um feedback bastante positivo", disse

'Foosball 2012' traz pebolim para PS 3 e PS Vita. Foto: Divulgação

'Foosball 2012' traz pebolim para PS 3 e PS Vita
Foto: Divulgação

  • Os proprietários de Playstation 3 e PS Vita vão poder jogar pebolim (também conhecido por alguns como totó) no sofá de casa. A Grip Games lançou oFoosball 2012, game que simula o jogo de mesa famoso.

Para turbinar o jogo, a empresa adicionou modos de jogo e opções de customização. O jogador pode, por exemplo, jogar com um time de bonecos cachorro-quente ou com atletas de terno e gravata.

A jogabilidade no console de mesa pode ser com o PS Move, onde a empresa promete fidelidade de movimento. Mas há a possibilidade de controlar pelo analógico.

No modo online, haverá torneios e disputas separadas por nível. O lançamento do jogo está programado para 2012, mas a data não foi definida.

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