Ainda ontem foi publicado outro post no blog Building Windows 8, um texto mais extenso que o normal, confirmando a presença do sistema em aparelhos baseados na arquitetura ARM e, de quebra, mostrando a interface do Office 15, que atualmente está em uma fase fechada, chamada Technical Preview. Vamos falar um pouco sobre as novidades. Primeiramente, você terá de entender uma coisa. O Windows On ARM, abreviado para WOA, é uma versão totalmente nova do sistema. Não é um simples port. Muita coisa, e aí você inclui drivers e o sistema interno, foi alterada para que fosse possível a execução do Windows 8 em uma arquitetura ARM. Podemos dizer que a Microsoft está desenvolvendo dois sistemas ao mesmo tempo: um voltado para máquinas x86/64 e o outro para SoCs ARM (SoC = System on Chip). O WOA está sendo construído para rodar em um conjunto estritamente específico de hardware. A Microsoft confirmou estar trabalhando junto com três fabricantes de chips ARM: NVIDIA, Qualcomm e Texas Instruments. Daí, a empresa que quiser fabricar tablets com o WOA, terá de usar um chip de uma dessas três empresas. Vemos aí nesta estratégia da Microsoft a união do que a Apple e a Google têm de melhor em seus sistemas móveis. A Gigante de Redmond desnvolverá o software, como a Google, mas não o licenciará para qualquer um. Ele só rodará no hardware anteriormente especificado, visando sempre a performance, estabilidade e segurança do sistema. E a Apple faz exatamente isso ao produzir o hardware e o software. Integração aqui significa otimização máxima! É claro que a Microsoft fará essa otimização somente para seu sistemas e produtos. Portanto, pode tirar seu cavalinho da chuva se quiser usar o Linux num tablet ARM originalmente equipado com Windows 8. Não digo que é impossível instalar outro sistema, mas que é brutalmente complicado, isso é. E no final, nem vale a pena, já que o SO que você vai querer instalar poderá apresentar muitos erros e travamentos, ou talvez nem instale. Pois bem, espero que tenha entendido que o Windows On ARM (WOA) é um novo sistema, e não uma versão do mesmo, como Professional, Business, Ultimate, etc. Apesar de ser um sistema diferente, ele será visual e funcionalmente idêntico ao Windows 8 x86/64, que será usado em desktops, notebooks e tablets desta arquitetura. Ele comportará tanto a nova interface Metro, quanto a clássica, com a qual todos nós já estamos acostumados. A diferença ficará por conta que no WOA não será suportado nenhum dos milhões de programas disponíveis para a arquitetura x86/64. Ou seja, você não poderá sair instalando o que bem entender. Apenas os apps Metro, baixados diretamente da Windows Market. Isso significa que não será necessário o uso de antivírus ou antispyware. Outra quebra de paradigma com os sistemas anteriores.
No WOA já virá instalado por padrão o Office 15, que atualmente se encontra no estágio Technical Preview. Assim, quem comprar um tablet ARM já terá a disposição o Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Até agora, nada se sabia sobre a interface da suíte de escritório. Bem, no vídeo abaixo você verá um engenheiro da empresa falando um pouco do Windows On ARM, fazendo algumas demonstrações, incluindo o Office 15. Dê uma olhada: Interessante que pelo menos nesta prévia, não vi a interface Ribbon nos aplicativos do Office. Será que a Microsoft aboliu? Acho meio esquisito, já que ela resolveu colocar o Ribbon em toda a interface clássica. Por que ela tiraria justamente do Office, que conta com esta camada desde a versão 2007? O fato é que ele não aparece, mas eu não sei se estava oculto ou se foi de fato retirado. No mais, eu gostei da interface ainda mais minimalista dos produtos. Ao que parece, eles terão total integração com o SkyDrive, serviço de armazenamento de dados na nuvem da empresa. Além da suíte de escritório, o WOA contará com o Windows Explorer para gerência de arquivos, o que é bom, pois mantém os usuários familiarizados com o sistema.
E como eu faço para adquirir o Windows 8 para chips ARM? Comprando um tablet ARM. Esta será a única maneira do consumidor final adquirir o sistema. Ele não será vendido no varejo, como as versões anteriores. Somente as fabricantes terão acesso a ele e serão responsáveis por instalá-lo nos aparelhos. Isso põe fim em dois problemas: a instalação de crapware por parte das fabricantes e a pirataria do sistema. Pelo menos do WOA. E quando ele estará disponível? Os planos da Gigante de Redmond é fazer um lançamento simultâneo, tanto do Windows 8 para arquiteturas x86/64 como para ARM. Tanto é que quando o Consumer Preview for liberado, desenvolvedores e beta-testers selecionados receberão o WOA para testes, no mesmo dia.
0 comentários:
Postar um comentário