domingo, 25 de dezembro de 2011

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Na era dos jogos em HD, uma verdadeira onda tomou conta do mercado de games nos últimos meses: a remasterizações de velhos clássicos. É fato que nos próximos meses você (re)jogará vários de seus títulos favoritos em um console atual. "Halo", "God of War", "Shadow of the Colossus" e "Resident Evil" são apenas algumas das franquias cujos antigos títulos ganharam versões atualizadas.

Seguindo essa tendência de mercado, a Konami chega com a compilação "Silent Hill HD Collection", para PS3 e X360. Talvez dentre toda essa leva de jogos remasterizados seja justamente "Silent Hill" o mais esperado de todos, pois ele irá reunir em um só pacote dois dos games mais celebrados pela crítica e pelos jogadores ao redor do mundo: "Silent Hill 2" e "3".

O enredo de "Silent Hill 2" é basicão: Mary Sunderland contraiu uma estranha doença e acabou morrendo. Seu esposo, James Sunderland, jamais esqueceu sua amada e afundou em depressão. Mas a triste história parecia que iria mudar quando ele recebeu uma misteriosa carta assinada por Mary, em que ela supostamente afirmava esperá-lo em uma localidade chamada Silent Hill, onde eles viveram momentos felizes. Atormentado e confuso, James parte para Silent Hill para encontrar a esposa.

Já o enredo de "Silent Hill 3" é mais diabólico e conta a história de Heather Mason, filha de Harry Mason, protagonista do primeiro jogo. Na trama, Heather descobria sua ligação com a cidade de Silent Hill e os segredos dos antigos cultos da cidade. Além disso, o jogador acaba descobrindo o que acontecia com Harry Mason, protagonista do primeiro game.

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Força em dose dupla


Os dois títulos foram os primeiros a serem lançados para o PlayStation 2 e colecionaram milhares de críticas positivas e admiração dos fãs da franquia. As histórias cativantes, os elementos emocionais complexos e os diversos momentos de gelar a espinha marcaram época.

Inicialmente, essa compilação seria lançada apenas para PS3, porém, Tom Hullet, produtor da série, anunciou recentemente também a versão para X360. O anúncio foi garantido graças a protestos de fãs que haviam optado pela plataforma da Microsoft e não da Sony.

A Konami vai comercializar os dois games pelo preço de um, porém, com gráficos em HD, novos trabalho de dublagem, troféus e conquistas. Além da alta definção, a Konami também prometeu remover alguns bugs que havia nos originais e alterou sensivelmente a dublagem.

E por falar em dublagem, a Konami vai deixar que os jogadores troquem a versão de áudio para a dublagem original ou para a nova durante as partidas. Há a possibilidade também de serem incluídas algumas localidades e salas que não foram aproveitadas nos títulos originais. Mas isso ainda não foi confirmado.

O que é certeza mesmo é que a versão "Silent Hill 2: Restless Dream" estará no pacote, possibilitando que os jogadores acompanhem o cenário Born from a Wish e joguem com a enigmática Mary.

Mas, por outro lado, infelizmente "Silent Hill 4: The Room" não constará nessa edição. Alguns fãs esperavam que o game também fizesse parte da coletânea, que seria uma decisão meio óbvia, porém a Konami descartou a ideia assim que os primeiros chiados surgiram.

"Queríamos focar naquilo que sabemos que os jogadores se importam mais. Não queríamos dar aos jogadores ao que não tivéssemos certeza que eles quisessem 100%", justificou Tom Hullet. "Se você é fã de 'Silent Hill", então provavelmente gosta mais do segundo e do terceiro game. Aqui tem os dois e todos ficam felizes. Se os fãs gostarem do tratamento em HD, quem sabe talvez façamos mais coisas no futuro."

A grande questão aqui se estende para outras franquias também: será que velhos clássicos realmente precisam de remasterizações em HD? Só saberemos a resposta no começo de 2012, quando o jogo chega ao mercado. Até lá, vamos sonhar com enfermeiras ensanguentadas e sustos em HD.

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Comparando duas gerações


Como todo remake em HD que se preze, a nova versão de "Silent Hill" se orgulha de levar aos jogadores a ótima experiência dos jogos antigos banhados em texturas de nova geração para parecer menos batido frente aos jogos atuais.

Claro que não poderíamos esperar jogar "Silent Hill 2" com o refinamento gráfico à la "Silent Hill Downpour", mas ao comparar imagens do "Silent Hill 3" original com a nova versão, ficamos com um a impressão de que talvez os gráficos da época já fossem bons o bastante para a geração atual. Claro que o banho gráfico ainda não está completo, mas já dá para ter uma noção do que esperar.

Já pudemos notar algumas pequenas diferenças no cenário do jogo: o cinzeiro na mesa está diferente, além disso, há novos objetos no balcão ao fundo. A coisa mais enigmática é um buraco que surge para substituir a janela do restaurante. O que será que tem naquele buraco? Ele será mantido? E o mais importante: será que haverá mais mudanças desse tipo em outros ambientes do jogo?

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