sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

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No ano passado, as pessoas começaram a reclamar que suas contas da Xbox Live estavam sendo "hackeadas". A Microsoft disse que não, esse não era o caso, mas admitiu que havia um problema com tipos inescrupulosos de "phishing".

"Não é um hack, é, na verdade, só um jeito diferente de monetizar contas roubadas", disse Doug Park, da Microsoft, na época.

Bom, isso faz alguns meses, mas as pessoas ainda estão reclamando de golpes desse tipo.

Uma das vítimas, cuja história é bem triste, é a "Embaixadora Xbox" Susan Taylor, de 23 anos, que diz que não só a sua conta da Xbox Live foi acessada ilegalmente, mas que quando contactou a Microsoft para resolver o problema, foi jogada de divisão para divisão de atendimento ao consumidor e, no fim das contas, não conseguiu travar seus dados. Como resultado, ela perdeu mais de US$ 300 em compras feitas diretamente da sua conta no PayPal ? metade disso depois de, supostamente, a Microsoft ter suspendido a conta por motivos de segurança.

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Teoricamente, o golpe funciona assim: alguém consegue, de alguma forma, os dados de acesso de algum usuário na Xbox Live (como, exatamente, isso acontece não está claro, e é por isso que o assunto ainda está sendo discutido). O "hacker" (ou qualquer pessoa que tenha conseguido as informações) compra um Family Gold Pack, o que permite ao criminoso dar Microsoft Points para determinadas contas. Ele então compra um monte de Microsoft Points, cria uma nova conta Gold e manda todos os pontos para ela. Finalmente, essas contas "carregadas" são vendidas no mercado negro por menos do que custaria fazer uma conta dessas normalmente.

Susan disse ao Kotaku US que ela nunca jogou FIFA 12, o jogo que teoricamente seria o instrumento do golpe. Ela também disse que a sua conta do PayPal e da Xbox Live não tinham o mesmo nome de usuário ou senha (apesar de estarem, obviamente, conectados no console).

O descaso da Microsoft, porém, teve um pequeno lado bom: Susan diz que o fato de ela ainda conseguir logar na sua conta significa que ela pôde rastrear e entrar em contato com a pessoa que recebeu os pontos roubados.

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O usuário disse a ela que havia comprado a conta da Xbox Live de um site de leilões polonês, e deu alguns detalhes sobre a pessoa que fez a venda para que Susan pudesse encontrá-la.

A pior parte disso tudo é que, se a história for verdadeira, a Microsoft não ter travado a conta assim que foi informada da invasão fez com que a Susan perdesse ainda mais dinheiro. Pior ainda é que, três meses depois que essa bagunça começou, tudo continua acontecendo. E apesar de a Microsoft dizer que isso não é um "hack", os usuários ainda estão perdendo contas e dinheiro e recebendo um atendimento ao consumidor muito ruim em troca.

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