terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ao conseguirem colocar o Windows 8 a correr com tão poucos recursos, conseguiram provar que este está preparado para todos os tipos de máquinas. A própria Micorsoft já tinha alertado para esta situação num dos seus famosos artigos no blog do Windows 8.
Existem várias optimizações que foram feitas para contornar o problema de escassez de recursos e a gestão de memória foi optimizada, para que o Windows 8 consiga por um lado fazer uma gestão mais eficiente e por outro para lidar com situações em que esta está a ser usada em processos importantes.
É intenção da Microsoft que o Windows 8 seja usado em máquinas pré Windows 7 e por isso tiveram uma atenção especial no que diz respeito à gestão da memória e aos requisitos necessários para que este seja executado nesse hardware menos recente.
Os testes com os recursos mínimos foram iniciados pela Engadged, tendo estes conseguido colocar o Windows a correr numa máquina virtual com apenas 128MB de memória RAM. Apesar da memória disponível ser muito limitada, foi possível usar recursos que são muito exigentes em termos de memória, tais como o Aero.

Depois deste feito digno de destaque a procura não ficou por aí e um elemento da equipa da Softpedia resolveu meter as mãos na massa e conseguiu que o Windows 8 corresse com ainda menos memória.
O feito ficou registado no limite mínimo de 64MB de memória RAM, estando ainda assim o Windows utilizável. Segundo as palavras de Marius Oiaga, o Windows 8 com esses recursos disponíveis demora muito pouco tempo a arrancar, graças às optimizações de arranque da Microsoft e a disponibilização do sistema operativos para utilização apenas ficou disponível ao fim de 10 minutos, não tendo no entanto apresentado qualquer problema com a escassez de recursos.
A Microsoft aconselha para a versão de 32 bits do Windows 8 1GB de RAM e para a versão de 64 bits 2G de memória RAM. A versão usada nestes testes foi a Milestone 3 da Developer Preview Build 8102 do Windows 8.
Recordamos que o Windows XP requeria para a sua instalação um mínimo de 128MB de memória. Falamos do dobro do que foi usado neste Windows 8.
Está mais uma vez provado que o Windows 8 tem tudo para que seja um sistema operativo de sucesso. Para além de poder estar presente num grande número de plataformas, consegue ainda que estas tenham requisitos de recursos muito reduzidos e assim conseguir abranger máquinas novas e máquinas menos novas. É um leque de potenciais alvos muito abrangente e muito alargado.
Esperemos pelas versões finais e vejamos até onde conseguiremos ir com o Windows 8. Provavelmente não se vai conseguir diminuir mais os recursos, mas provavelmente vamos ver o Windows 8 a correr em dispositivos onde nunca o esperaríamos ver.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...