A Sony retirou da loja virtual PlayStation Store os games "Everbody’s Tennis" e "MotorStorm: Arctic Edge" que estariam sendo usados por hackers para explorar uma falha no código destes títulos que permitiriam rodar jogos de outras plataformas e aplicativos "homebrew" no portátil PS Vita.
Estes dois jogos são do PSP, mas que estão disponíveis para download para o PS Vita - o portátil não tem entrada para os discos UMD do antigo portátil.
Com estes dois jogos, hackers da comunidade Wololo conseguiram rodar a versão de PC do game "Doom". Um vídeo chegou a ser publicado na internet. (Clique aqui para assistir). Os hackers afirmam que a técnica permite apenas rodar jogos "homebrew", que são aplicativos caseiros, não-oficiais, criados por usuários. Segundo eles, jogos piratas do PS Vita ou do PSP não funcionam.
A Sony retirou os dois títulos da loja, impedindo que qualquer outro jogador possa adquiri-los. A empresa não comentou a medida.
Os hacker afirmam que a retirada dos jogos da loja não é garantia de segurança, já que o método de destravamento do Vita já está na internet e outros programadores podem encontrar outras brechas.
Método usado por hackers pode fazer com que o Vita rode games piratas no futuro (Foto: Gustavo Petró/G1)
Sony e hackers
Um dos motivos pelos quais a Sony foi rápida em retirar os dois jogos da PS Store é que eles podem ser a porta de entrada de um novo ataque contra a empresa, como aconteceu em abril de 2011.
A Sony afirma que a rede de games on-line sofreu uma "intrusão externa" entre os dias 16 e 17 de abril, e os servidores foram desligados no dia 20. A empresa disse na ocasião que dados de jogadores, como nomes, endereços e informações de cartões de crédito, podem ter sido roubados, com mais de 100 mil contas comprometidas.
A rede voltou ao ar no dia 15 de maio de 2011.
0 comentários:
Postar um comentário