O primeiro de muitos milhares de compradores nos primeiros dois dias.
Como não podia deixar de ser, uma das primeiras reações é procurar as prestações das rivais e comparativamente a Nintendo 3DS vendeu mais 50.000 unidades no seu lançamento, no mesmo período. No entanto deve ser dito que a 3DS foi lançada em Fevereiro, mês mais calmo na indústria, enquanto a Vita é um novo sistema que se viu mergulhado na feroz competitividade da época Natalícia. Isto colocou-nos perante um cenário bastante animador pois apesar de uma prestação inferior à da rival, a Vita esteve bem acima das 200.000 unidades que a PSP conseguiu vender no seu dia de lançamento a 12 de Dezembro de 2004, tendo um preço de venda base de 19.800 Ienes (200?). Sendo ainda precioso referir que ambas chegaram como um produto novo a meados de Dezembro onde as rivais já existiam. Por outro lado ficou no ar a expetativa sobre as vendas da primeira semana tendo em conta as unidades enviadas para as lojas.
"A PlayStation Vita esteve bem acima das 200.000 unidades que a PSP conseguiu vender no seu dia de lançamento a 12 de Dezembro de 2004."
Os estão os jogos?
A sensação de que a Vita poderia não ter o arranque que se esperava começava a formar-se e então as atenções começaram lentamente a virar-se para os porquês. Determinados fatores começaram a ganhar destaque: o maior tempo da 3DS no mercado aliado ao seu novo preço, juntamente com a presença de jogos de renome, fizeram com que a procura pela Vita não fosse tão evelada quanto previsto e aqui acreditamos que existem dois fatores que podem ajudar a ler os dados da Vita no seu lançamento. Um deles sendo a revisão da postura da Nintendo face à 3DS a dar resultado na época mais movimentada do ano e o outro que o catálogo de jogos escolhido pela Sony pode não ter sido o mais indicado para os gostos nipónicos.
Equiparando as vendas da Vita com as vendas de jogos na sua primeira semana, as vendas combinadas de todos os jogos Vita presentes entre os 20 mais vendidos fazem um total perto das 170.000 unidades, ou seja, praticamente 50% dos compradores de uma Vita não compraram jogos. Esta é uma realidade para a qual não estávamos preparados pois o catálogo de lançamento da Vita sempre nos transpareceu como um dos mais diversificados e bem pensados dos últimos lançamentos na indústria. Agora a questão não era a presença de nomes sonantes mas antes quais deveriam ser esses nomes sonantes.
Na sua segunda semana à venda a Vita conseguiu arrecadar 42.648 unidades, para um total a rondar as 436.534 unidades. Dados dentro do panorama registado por outros sistemas em momentos similares da sua vida e para uma companhia deve sempre saber bem vender cerca de meio milhão de unidades de um novo sistema em três semanas. No entanto os jogos da Vita continuaram a não subir a lugares de destaque nas tabelas de vendas e a prestação da portátil não estava a cumprir com as expetativas de vendas criadas antes do lançamento. Novamente questionou-se o porquê e cada vez mais se sentia que os jogos poderiam ajudar a responder a isso mas com um mercado tão singular como este, nem tudo conseguia ser tão óbvio.
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