terça-feira, 15 de novembro de 2011

imagem


  Com Call of Duty: Modern Warfare 3 e Battlefield 3 já nas lojas e depois de se saberem os números das vendas iniciais (Battlefield 3 vendeu 5 milhões numa semana enquanto que Modern Warfare 3 vendeu mais de 6.5 milhões num dia), uma série de analistas deram a sua opinião sobre como as coisas estão a correr  entre estes dois pesados pesados. Ao que parece todos saem a ganhar, quer a Electronic Arts como a Activision, e até os próprios jogadores. Piers Hardling-Rolls, da Screen Digest, explicou que pensa que Battlefield 3 não roubou um número significativo de vendas à Activision, no entanto conseguiu com que a EA tivesse um aumento na fatia de mercado no que diz respeito ao género FPS.

  "Graças às campanhas agressivas das lojas em relação às promoções de troca de jogos usados e à boa calendarização dos lançamentos, os jogadores foram capazes de usufruir os dois jogos não muito mais pelo custo de um único jogo," disse ele.

  "Isto ajudou a expandir o mercado de uma forma significativa nas primeiras semanas de lançamento. Isto significa também que apesar de Battlefield 3 não ter feito estragos nas vendas de Modern Warfare 3, a EA definitivamente conseguiu aumentar na globalidade a sua quota no género dos shooters. Como tal as duas companhias estarão satisfeitas, assim como os retalhistas."
Ele argumentou que no futuro a Activision vai continuar a estar na mó de cima ao oferecer aos seus clientes um compromisso a longo prazo de grande valor.

"A nova medida de sucesso para estes títulos é a sua longevidade através das partidas online e um compromisso permanente com os jogadores ao longo de vários meses," disse ele.

"Isso vai ajudar a que estes títulos continuem a vender e a manter a sua dinâmica, ao lançarem várias doses de DLCs e ao manter uma base de utilizadores prontos para o próximo grande jogo."

"Nesse aspeto a Activision Blizzard lidera com o seu CoD Elite e acredito que irá continuar a desfrutar de um melhor compromisso online. Neste ponto a EA parece estar um ano atrás no que diz respeito à sua estratégia online para Battlefield." Michael Pachter concorda que Battlefield 3 não conseguiu fazer mossa nas vendas de Modern Warfare 3, mas no entanto para ele o jogo tem vindo a ser um grande sucesso para a Electronic Arts. Ele argumentou que a única esperança que a EA tem de retirar a Activision do trono dos FPS, é se a companhia de Call of Duty baixar a sua fasquia.

"Penso que é razoável assumir que Call of Duty irá atingir o seu pico, mas para ultrapassar Call of Duty, Battlefield tem de vender 25 milhões de unidades, ou então Call of Duty teria que sofrer um declínio."

"Penso que não seja possível que Battlefield se torne no jogo mais vendido de sempre, uma vez que para que isso aconteça, Battlefield teria que construir uma comunidade multiplayer tão grande e vibrante como aquela que Call of Duty tem na atualidade."

"Penso que as alegações da EA são análogas a alguém dizer que o seu telemóvel vai vender mais que o iPhone; só é possível se o iPhone vacilar. Pela lógica. Battlefield só irá ultrapassar Call of Duty apenas se Call of Duty vacilar."
Pachter sugeriu que a arrogância da EA antes do lançamento do jogo ficou-se por ali, e que na verdade a editora nunca esperou que o seu jogo ultrapassasse Call of Duty.

"Os números estão dentro daquilo que eu esperava. Não tenho a certeza de que a EA esperasse mesmo ter impacto sobre Call of Duty, eles querem apenas a sua fatia de um mercado que é muito grande. Battlefield será provavelmente o maior jogo da EA deste ano, por isso tenho a certeza de que a EA está contente."
Billy Pidgeon, da M2 Research, deu também o ar da sua graça, sugerindo que a EA pode colher frutos no futuro ao dar maior enfoque a Battlefield no PC.

"Acredito que Battlefield 3 possa continuar a expandir-se particularmente no PC, e isso também dá à EA um maior alcance em mercados onde existe uma penetração de consolas insignificante," argumentou ele.

"Para isso acontecer a EA pode maximizar a sua base PC em Battlefield 3, de preferência com modelos de negócio como o free-to-play ou o pagar por sessão de jogo."

"Para a franquia Battlefield ultrapassar Call of Duty, tudo é possível. É possível, se não provável, que Battlefield 3 possa ultrapassar Modern Warfare 3. É muito provável que Battlefield 3 possa acabar por surgir em mais sistemas através de cópias distribuídas gratuitamente."
Por fim Pidgeon referiu que Call of Duty tem outra arma no seu arsenal que não tem vindo a ser tomada muito em conta no que diz respeito aos valores de receitas: o serviço de subscrição Elite.

"As unidades lançadas e os números de receitas não representam o impacto total de Modern Warfare 3 nas lojas, uma vez que as mesmas não incluem os números das subscrições do serviço Elite Premium, e que deveriam ser consideradas," disse ele.

"Por exemplo, se um quinto das 6.5 milhões de unidades vendidas no primeiro dia forem acompanhadas pelas subscrições Elite Premium, isso seria o equivalente a um milhão de unidades adicionais nas receitas."

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...