Entra geração, sai geração, a reclamação que vemos pelo mundo a fora é sempre a mesma: Este jogo está Bugado! Esta frase já foi repedida por milhões de jogadores, em todos os idiomas, direcionado para todos os tipos de jogos que rodavam em todas as plataformas que já existiram.
Um jogo, diferentemente de sua tese de mestrado, seu TCC de graduação ou sua redação de final de ano, não possui 500, 150 ou 1 página de texto. São dezenas de milhares de códigos separados em centenas de arquivos de todos os tamanhos, tipos e configurações possíveis e muitas vezes uma virgula fora do lugar pode causar um bug. E qual é a chance de no meio de tanta informação, uma virgula estar fora do lugar? A chance é muito grande?
Mas porque essa história de bugs antigamente nem era tão comentada e hoje em dia temos milhares de notícias sobre isso? A resposta é bastante simples, até a última geração de consoles o jogo que você comprara era definitivo e pela incapacidade dos consoles se comunicarem com os produtores, não existia a possibilidade de atualizações!
Bugs X Atualizações
No meu ponto de vista, os patches são excelentes e em nada prejudiciais. Mas existe um certo grupo de usuários que é totalmente contra o lançamento de patches e para eles se um jogo possui patch, significa que ele foi produzido de forma porca e a produtora não merece seu dinheiro.
Se você possui este pensamento, abra a sua mente e veja que os patches só trazem benefícios ao jogo e em não comprovam em momento algum o descuido da produtora. Normalmente é o contrario a verdade, pois quando a produtora não lança nenhum tipo de correção ao jogo pós lançamento, significa que ela acha que seu trabalho foi bem feito e os bugs são desconsiderados.
Pois bem, passou-se exatamente um ano do lançamento do jogo e até então cerca de 12 patches foram lançados, todos eles corrigindo pequenos detalhes e adicionando centenas de novas funcionalidades. Dai eu me pergunto, que pessoa em sã consciência pode achar que isso é ruim? Para qualquer jogador da série, cada nova atualização é motivo de expectativa. Todos desejam saber o que virá de novo, muito mais até do que o que será corrigido e a experiência no jogo se torna melhor a cada dia. O melhor de tudo? Os patches são sempre gratuitos!
Resumo do primeiro exemplo: Gran Turismo 5 chegou completo ao mercado e como TODOS os outros jogos, possuiam bugs. A produtora, que respeita o consumidor, corrigiu os bugs em forma de atualizações e ao mesmo tempo adicionou novas funcionalidades ao jogo.
Vamos para mais um exemplo, nem sairei das pistas: F1 2010 e F1 2011. Os jogos oficiais da Formula 1, produzidos pela Codemasters, sempre são lançados com bugs. Em 2010 a primeira semana pós o lançamento do jogo criou uma grande confusão em sites especializados devido a grande quantidade de bugs no jogo (Era pneu explodindo todas as curvas, era chefe de equipe prendendo o jogador nos boxes, etc..).
A Codemasters demorou cerca de um mês para assumir os problemas e quase outro mês para lançar um único patch de correção ao jogo, que simplesmente não corrigiu todos os problemas. A produtora, vendo a cagada que havia feito em lançar o jogo nas pressas, simplesmente focou no desenvolvimento do F1 2011, jogo lançado recentemente.
Então o jogador feliz vai na loja e compra o F1 2011 com a expectativa de ter um jogo mais sólido do que no ano passado e de cara encontra diversos outros bugs que até o momento não foram corrigidos.
Resumo do segundo exemplo: F1 2010 e F1 2011 chegaram ao mercado completos e como TODOS os outros jogos, possuiam bugs. Entretanto, a produtora decidiu ignorar o feedback dos usuários demorando a lançar um patch de atualizações que nem sempre corrigiram todos os problemas do jogo.
E para completar um último exemplo, também dentro das pistas: Cars Race O Rama, produzido pela THQ. Este jogo é baseado no primeiro filme da série Cars e como todo jogo baseado em filme, é medíocre. A qualidade da produção em si é péssima, mas o jogo poderia ser um pouco mais divertido se a produtora tivesse dado o mínimo de atenção ao jogo.
Cars Race O Rama resume bem a situação mais problemática, ele é um jogo com centenas de bugs que ficam na cara do jogador, em todos os momentos do jogo e tornam a experiência de jogar extremamente frustrante. A produtora, entretanto, não lançou nenhum patch de correção e o jog continuará bugado para o resto de sua existência.
Os três exemplos acima mostram bem como o lançamento de patches é importante para o desenvolvimento e manutenção dos jogadores em um jogo e derruba a teoria daquele grupo de jogadores que diz que jogo que recebe patch é ruim.
Volto a dizer que TODOS os jogos possuem problemas e caberá a produtora ouvir os jogadores e corrigir tais problemas.
Se você é do tipo revoltado com as produtoras que lançam jogos e em seguida lançam patches, deveria ficar realmente revoltado com as produtoras que lançam jogos e não lançam patches. Pense nisso!
E você jogador, acha que é aceitavel bugs nos jogos? Você acredita que os patches são bem vindos ou que eles não deveriam existir? Qual é a sua opinião??
Extra
Para não ser nada tendencioso e um pouco divertido, selecionei um vídeo de cada um dos jogos citados nesta matéria, todos eles monstrando bugs do jogo.
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